Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)

InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Inspecção periódica de veículos- motos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
HL
Verde
Verde

MensagemAssunto: Inspecção periódica de veículos- motos   Qua Jul 11, 2012 3:39 pm

Julgo ser do interesse de todos:

http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5522&Itemid=51

Cmps,

HL
Ver perfil do usuário
wilsonvicen7e
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qua Jul 11, 2012 5:21 pm

No
Ver perfil do usuário
Jofico
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qua Jul 11, 2012 5:48 pm

Ou seja: a partir de agosto, "Inspeções Periódicas Obrigatórias para motociclos acima dos 250 cc" dirt .

E, para já, é só para motas acima dos 250cc. No entanto, desde que foi aprovada a Lei das 125, começaram a vender-se tantas 125cc, que isto acabará por chegar a estas máquinas também.

Tal como anteriormente com o IUC (vulgo selo), as 125 também gozavam de isenção mas, a partir deste ano, já pagam. O Estado viu que há muitas 125 e isto é uma forma de arrecadar receitas.

Logo, acho que futuramente as IPO chegarão a estas também...
Ver perfil do usuário http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
ricardodacosta1
Elite
Elite

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qua Jul 11, 2012 6:18 pm

Está bonita a brincadeira, assim por alto;

- Pneus com taco, não são permitidos;
- Buzinas poucos são os que as têm nas motas;
- Matriculas enormes;
- Sistema de luzes a funcionar na perfeição;
- Ruidos de escape, (vai ser uma corrida aos escapes de origem);

assim por alto é o que me recordo...
Ver perfil do usuário
niceboy
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qua Jul 11, 2012 7:09 pm

É da maneira que ninguém de mota vai parar nas operações STOP!
Já quase ninguém pára... mas com o extra do manguito ao agente. LOL
Ver perfil do usuário
HL
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qua Jul 11, 2012 7:23 pm

Eu pus-me a imaginar...
por hipótese... um tipo manda preparar uma suspensão e depois os matarruanos das inspecções como vão verificar a suspensão!? ou pior...dizem que não está opercional!!!
E tipo...agora eles põe os carrinhos a trabalhar e tal... imaginem se for uma xr 600 ou uma outra teimosa, como é que é!!

Enfim!!!

Saludos!
Ver perfil do usuário
xeno
Nacional
Nacional

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qua Jul 11, 2012 8:18 pm

HL escreveu:

E tipo...agora eles põe os carrinhos a trabalhar e tal... imaginem se for uma xr 600 ou uma outra teimosa, como é que é!!

Enfim!!!

Saludos!
Realmente,quando principalmente as 4 tempos se lembrarem de fazer birra,é só dizer ao tipo:se pões os carros a trabalhar põe também a mota...ainda algum vai esfolar as canelas a dar ao kick lol! lol!
Ver perfil do usuário
vascoribeiro
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qua Jul 11, 2012 10:19 pm

ricardodacosta1 escreveu:
Está bonita a brincadeira, assim por alto;

- Pneus com taco, não são permitidos;
- Buzinas poucos são os que as têm nas motas;
- Matriculas enormes;
- Sistema de luzes a funcionar na perfeição;
- Ruidos de escape, (vai ser uma corrida aos escapes de origem);

assim por alto é o que me recordo...

Os pneus de taco não sao homolgados? Shocked
Temos que compras pneus de estrada com as medidas do livrete?
Ver perfil do usuário
Jofico
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qua Jul 11, 2012 10:30 pm

vascoribeiro escreveu:

Os pneus de taco não sao homolgados? Shocked
Temos que compras pneus de estrada com as medidas do livrete?
Há pneus de taco homolgados para circular em estrada.

E isto das IPO para motas, é uma novidade e imagino que muito ainda vai ser discutido e experimentado...
Custa-me a crer que em agosto isto já esteja implementado.
veiga
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qua Jul 11, 2012 10:36 pm

isto é mais uma lei no joelho,hoje estive a fazer inspeçoes
a carros,(tenho uma oficia de automoveis) e ja estive em conversa com o engenheiro do centro
e ele diz que nem sabe quais as maquinas para fazer as ipo as motas.
Ver perfil do usuário
Amatsu
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 12:22 am

e as motas que nao têm aqueles pozinhos no carburador e assim? vai ser bonito vai ahahah
Ver perfil do usuário
skimrider
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 12:40 am

parece-me confirmado: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2660237

agora acrescento às questões já indicadas:

- e piscas?!
- espelhos?
- buzina?
- emissões nas 2T?
- iluminação de travão?

é que tenho uma sx e vai ser um desespero de electrónica
Ver perfil do usuário
XOXAIX
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 12:43 am

skimrider escreveu:
parece-me confirmado: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2660237

agora acrescento às questões já indicadas:

- e piscas?!
- espelhos?
- buzina?
- emissões nas 2T?
- iluminação de travão?

é que tenho uma sx e vai ser um desespero de electrónica

Provavelmente vão aparecer soluções a pilhas só para levar as motos às inspecções..
Quanto aos escapes, os de origem vão ficar sobrevalorizados..
Ver perfil do usuário
Paulo Fernandes
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 10:23 am

Boas...

Mais uma forma de fod&# o dinheiro ao pessoal cabecada
A minha sorte é que tenho uma mota só com 249cc Twisted Evil
A maioria das coisas exigidas, já são necessárias para quem anda a fazer o CNE, por isso para estes, poucas alterações vão ser necessárias... e os pneus de taco também dão para ir á vistoria, só que tem de ser daqueles homologados tipo DOT ou F.I.M. e como são para estrada eles não podem pegar...
Ao comprar uma mota homologada, já traz luz frente e traz, stop, cano silencioso, documentos da mota, e matricula das grandes (mete se só para ir á vistoria) depois salta fora outra vez Twisted Evil
Também deve ser obrigatório os piscas, apito e o espelho, mas já se sabe que só vai levar isto para tapar os olhos na vistoria porque logo a seguir também saltam fora estas coisas todas... para pôr os piscas a funcionar a melhor solução é meter uma bataria provisória na caixa do filtro do ar (como eu tenho para a ventoinha da minha mota)

Não tarda muito e eles estão a baixar isto até ás motas de 124cc e aí já sobra para toda a gente do monte cabecada

Abraço
Ver perfil do usuário
ricardodacosta1
Elite
Elite

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 11:07 am

Paulo Fernandes escreveu:

Não tarda muito e eles estão a baixar isto até ás motas de 124cc e aí já sobra para toda a gente do monte cabecada

Abraço

Não duvides, que se isto avanças ainda est ano, para o ano de certeza que vão abrangir a medida a todas as motas...
Ver perfil do usuário
Jofico
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 11:42 am

Atenção que 249cc arredonda-se para 250cc e eu interpreto que as IPO destinam-se a todas as motas acima de 250cc, inclusive.

Mas isto é a minha opinião e ainda não se sabe quase nada sobre esta nova lei, e estamos aqui a fazer suposições scratch ...
casaleiro_fml
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 11:44 am

estou corioso é como é que eles vão fazer os testes... tou praki a imaginar um inspector dakeles meia dose, em cima duma cabra de mato com pneu de tacto homolgado, a segura-la em cima dos rolos para testar os travões...lol Twisted Evil
mais uma maneira de nos queimarem uns € ano... e de nos chumabrem as motos por coisas das treta Suspect
Ver perfil do usuário
XOXAIX
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 12:23 pm

Jofico escreveu:

Atenção que 249cc arredonda-se para 250cc e eu interpreto que as IPO destinam-se a todas as motas acima de 250cc, inclusive.

Mas isto é a minha opinião e ainda não se sabe quase nada sobre esta nova lei, e estamos aqui a fazer suposições scratch ...

As leis costumam referir-se aos cc reais de livrete, mais de 250cc são as 300 por ex, as 250 não chegam lá..
Ver perfil do usuário
Paulo Fernandes
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 12:43 pm

Jofico escreveu:

A maneira como eu interpreto o decreto de lei nº 144/2012 é o seguinte; as IPO serão obrigatórias para todos os motociclos acima dos 250cc

Por isso no meu livrete diz 249cc, podem ter a certeza que se entretanto não houver alteração á lei, eu não ponho os meus pés nem a minha mota em nenhum local de inspecções...
Ver perfil do usuário
Jofico
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 1:20 pm

Mas não tenhamos dúvidas de que, sendo assim, esta lei vai é favorecer as cilindradas mais baixas, pois é muito bom ter uma mota que sabemos que não será sujeita a inspecções.
ricardodacosta1
Elite
Elite

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 1:37 pm

Já estou a imaginar os Gajos "o rebound da suspensão traseira não está a funcionar muito bem !!! e o dono, mas isso tem uma preparação de nível 2!!! diz oinspector, pá é melhor fazer um upgrade para nível 3 e mudar as válvulas dos amortecedores"...

Quem se vai regalar ainda vão ser os preparadores de suspensões Laughing Laughing Laughing
Ver perfil do usuário
tiago vale
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 1:46 pm

pois , e as folgas dos discos flutuantes que são assim de origem? se calhar vão disser que tem defeito e mandar meter uns novos... Rolling Eyes

pena que muito pessoal se veja á rasca para manter uma mota , agora vai ser mesmo muito difiçil para quem quer andar legal.

quem estiver a vender a moto como no meu caso , ou investe um pouco para ficar legal , ou então vai ser muito mais difiçil de vender. Neutral
Ver perfil do usuário
XOXAIX
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 3:57 pm

A medida é má para os motociclistas e para a carteiras destes.. Mas não vale a pena especular para já como vão ser as inspecções.. a ver vamos se será tanto tormento..

@Tiago Vale, a lei vai benificiar para já a venda das motos até 250cc.. se for o caso da tua, terás mais procura..
Ver perfil do usuário
Amatsu
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 4:25 pm

as 125 ja têm um preço puxado algumas e as 250 tambem, e se estas nao vao ter inspeção, entao é que agora o preço delas vai subir....
Ver perfil do usuário
matola
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   Qui Jul 12, 2012 7:20 pm

Pois mas no meu caso tenho uma GAS GAS 300( sem luz, pisca, espelho, etc)
Só tenho duas hipoteses ou troco de moto (pois montar tudo legal deve ir para o mesmo preço) que não estou a ver o meu orçamento familiar a permitir, ou então vendo ás peças e fico os domingos de manha no sofá.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Inspecção periódica de veículos- motos   

Inspecção periódica de veículos- motos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: