Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Vantagens e desvantagens das várias marcas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lmartinsmx
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana


Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/07/2015
Idade : 24

MensagemAssunto: Vantagens e desvantagens das várias marcas   Sab Jul 04, 2015 4:51 pm

Olá Malta.

Sou novo no forum assim como no mundo enduro/MX, bem, e tenho tantas dúvidas que nem sei por onde começar.

Seguindo para o primeiro tópico, estou interessado em comprar uma mota (mais MX pois tenho preferência de motas MX do que Enduro) e tenho aquela dúvida base de iniciantes entre 2T ou 4T (já li algumas coisas mas, como não é material de 2€ e fácil de revender é melhor analisar bem para a compra ser eficiente e ficar satisfeito no final). Pessoalmente estou mais virado para uma 250cc 4T pois tenho aquela "pica" de me virar para as motas 4T, até porque, as motas a 2T são mais "brabas" e o desgaste fisico é maior pois são mais agressivas e mesmo sendo novo (23 anos) não tenho físico nem kit de unhas para me aguentar com elas. Tenho uma DT50cc e mesmo sendo supermotard já foi comigo ao mato algumas vezes, não pude puxar muito pois a mota não é muito estável (pneus de estrada) e gostaria de saber a vossa opinião de passar de uma 50cc para uma 250cc a 4T (já andei yfz quad 450 e fiquei fascinado, claro que um quad não é a mesma coisa mas pode ter-se alguma comparação de um motor 4T). Há muita gente que defende que se deve subir gradualmente e passar por uma 125cc primeiro mas como eu não tenho também muito poder financeiro para estar sempre a comprar motas gostaria de dar já o salto para uma 4T, a minha dúvida é se a diferença é tal que não o deva fazer pois o meu kit de unhas não é muito ainda. Depois há também a questão da manutenção, 2T requer mais manutenção mas esta é mais barata, 4T requer menos manutenção mas esta é mais cara, eu diria que uma mão lava a outra não?

Seguindo para o segundo tópico e o mais intrigante de momento.

Como não percebo muito de mecânica, gostaria de saber a diferença entre as motas nas mais diversas máquinas/marcas (por exemplo: CRF 250, KXF 250, RMZ 250). Bem eu sempre fui daquela opinião que hoje em dia as tecnologias são bastante semelhantes e o que uma marca faz de bom a outra melhora ou faz igual (mas posso estar errado) e o que conta realmente é o kit de unhas para a máquina. Mas oiço muitos comentários do género "ahh KTM é só plásticos" entre outros e mesmo a nível de preço é diferente nas mais diversas máquinas, então qual é realmente a diferença que uma tem e a outra não? Quais as melhores a nível de mecânica e manutenção? Bem penso que tal como na compra dos carros é preciso sempre alguma sorte com o produto que se obtém mas eu diria que as probabilidades divergem.

Peço desculpa pelo longo post lol! Very Happy

Cunprimentos dirt
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
Elite
Elite


Mensagens : 645
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 42
Localização : Esposende

MensagemAssunto: Re: Vantagens e desvantagens das várias marcas   Sab Jul 04, 2015 10:02 pm

Olá bem vindo ao forúm embora não seja a aqui o sitio certo para apresentações e boas vindas.

Mas uma resposta vais ter, ou melhor várias.

Quanto a tua dúvida de comprar uma a 4 tempos ou 2 tempos, realmente essa discussão está mais que batida, no entanto para motocross, acho que uma 4 tempos está mais desenvolvida, pois os campeonatos principais usam estes modelos.
Tens razão quando dizes que uma 2 tempos tem uma manutenção mais simples e mais barata, no entanto, ao contrário de uma 4 tempos acaba por exigir mais intervenções, no entanto quero alertar que um descuido na manutenção ou más afinações de motor de uma 4 tempos é fatal e acarreta um grande investimento na sua reparação.
Passares de uma 50cc a 2 tempos para uma 250cc a 4 tempos, não é nada escandaloso, aliás a uns anos (anos 90) o normal era passar de uma 50 para uma 125 a 2 tempos, que se for-mos a ver comparativamente a uma 250cc a 4 tempos actual, estamos a falar de pouca diferença de potência.
Quanto a questão de qualidade, fiabilidade preços de manutenção entre marcas, o que posso dizer na minha opinião, é que cada vez mais não existem grandes diferenças, no entanto as japonesas principalmente a Yamaha continua a ter uma filosofia mais virada para a fiabilidade do que performances puras, isto a nível de motor, quanto a ciclistica as japonesas cada vez mais apostam em material de 1ª, prontas para competição.
No mercado das motas em 2ª mão as que tem mais fama de durabilidade é a Yamaha YZ250F conheço casos de serem usadas 500h sem nunca abrirem o motor scratch mas claro que isto porque também a nível de manutenção são bem cuidadas, principalmente com mudanças de óleo e filtro regulares, filtro de ar sempre limpo e usar óleos de boa qualidade.
Há modelos de motocross mais sensíveis que outros, isso é verdade, mas acho que com uma boa manutenção e com poucas invenções na carburação, os problemas diminuem bastante.
As motos actuais tem mais fiabilidade pois utilizam a injecção de combustível na carburação, no entanto continuam a ser sensíveis as trocas de óleo e limpeza de filtro de ar.
Acho que tua escolha deve ter em conta o teu gosto pessoal tanto a nível de desempenho e estético.
Boa sorte
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lmartinsmx
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana


Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/07/2015
Idade : 24

MensagemAssunto: Re: Vantagens e desvantagens das várias marcas   Dom Jul 05, 2015 11:29 pm

Desde já agradeço a sua resposta Luis. Deu para ter uma ideia daquilo que devo fazer e dos cuidados a ter Very Happy

dirt
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Vantagens e desvantagens das várias marcas   Hoje à(s) 3:52 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Vantagens e desvantagens das várias marcas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
enduroportugal :: Temas :: Comprar ou trocar de moto-
Ir para: