Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)

InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Vantagens e desvantagens das várias marcas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lmartinsmx
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana

MensagemAssunto: Vantagens e desvantagens das várias marcas   Sab Jul 04, 2015 4:51 pm

Olá Malta.

Sou novo no forum assim como no mundo enduro/MX, bem, e tenho tantas dúvidas que nem sei por onde começar.

Seguindo para o primeiro tópico, estou interessado em comprar uma mota (mais MX pois tenho preferência de motas MX do que Enduro) e tenho aquela dúvida base de iniciantes entre 2T ou 4T (já li algumas coisas mas, como não é material de 2€ e fácil de revender é melhor analisar bem para a compra ser eficiente e ficar satisfeito no final). Pessoalmente estou mais virado para uma 250cc 4T pois tenho aquela "pica" de me virar para as motas 4T, até porque, as motas a 2T são mais "brabas" e o desgaste fisico é maior pois são mais agressivas e mesmo sendo novo (23 anos) não tenho físico nem kit de unhas para me aguentar com elas. Tenho uma DT50cc e mesmo sendo supermotard já foi comigo ao mato algumas vezes, não pude puxar muito pois a mota não é muito estável (pneus de estrada) e gostaria de saber a vossa opinião de passar de uma 50cc para uma 250cc a 4T (já andei yfz quad 450 e fiquei fascinado, claro que um quad não é a mesma coisa mas pode ter-se alguma comparação de um motor 4T). Há muita gente que defende que se deve subir gradualmente e passar por uma 125cc primeiro mas como eu não tenho também muito poder financeiro para estar sempre a comprar motas gostaria de dar já o salto para uma 4T, a minha dúvida é se a diferença é tal que não o deva fazer pois o meu kit de unhas não é muito ainda. Depois há também a questão da manutenção, 2T requer mais manutenção mas esta é mais barata, 4T requer menos manutenção mas esta é mais cara, eu diria que uma mão lava a outra não?

Seguindo para o segundo tópico e o mais intrigante de momento.

Como não percebo muito de mecânica, gostaria de saber a diferença entre as motas nas mais diversas máquinas/marcas (por exemplo: CRF 250, KXF 250, RMZ 250). Bem eu sempre fui daquela opinião que hoje em dia as tecnologias são bastante semelhantes e o que uma marca faz de bom a outra melhora ou faz igual (mas posso estar errado) e o que conta realmente é o kit de unhas para a máquina. Mas oiço muitos comentários do género "ahh KTM é só plásticos" entre outros e mesmo a nível de preço é diferente nas mais diversas máquinas, então qual é realmente a diferença que uma tem e a outra não? Quais as melhores a nível de mecânica e manutenção? Bem penso que tal como na compra dos carros é preciso sempre alguma sorte com o produto que se obtém mas eu diria que as probabilidades divergem.

Peço desculpa pelo longo post lol! Very Happy

Cunprimentos dirt
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
Elite
Elite

MensagemAssunto: Re: Vantagens e desvantagens das várias marcas   Sab Jul 04, 2015 10:02 pm

Olá bem vindo ao forúm embora não seja a aqui o sitio certo para apresentações e boas vindas.

Mas uma resposta vais ter, ou melhor várias.

Quanto a tua dúvida de comprar uma a 4 tempos ou 2 tempos, realmente essa discussão está mais que batida, no entanto para motocross, acho que uma 4 tempos está mais desenvolvida, pois os campeonatos principais usam estes modelos.
Tens razão quando dizes que uma 2 tempos tem uma manutenção mais simples e mais barata, no entanto, ao contrário de uma 4 tempos acaba por exigir mais intervenções, no entanto quero alertar que um descuido na manutenção ou más afinações de motor de uma 4 tempos é fatal e acarreta um grande investimento na sua reparação.
Passares de uma 50cc a 2 tempos para uma 250cc a 4 tempos, não é nada escandaloso, aliás a uns anos (anos 90) o normal era passar de uma 50 para uma 125 a 2 tempos, que se for-mos a ver comparativamente a uma 250cc a 4 tempos actual, estamos a falar de pouca diferença de potência.
Quanto a questão de qualidade, fiabilidade preços de manutenção entre marcas, o que posso dizer na minha opinião, é que cada vez mais não existem grandes diferenças, no entanto as japonesas principalmente a Yamaha continua a ter uma filosofia mais virada para a fiabilidade do que performances puras, isto a nível de motor, quanto a ciclistica as japonesas cada vez mais apostam em material de 1ª, prontas para competição.
No mercado das motas em 2ª mão as que tem mais fama de durabilidade é a Yamaha YZ250F conheço casos de serem usadas 500h sem nunca abrirem o motor scratch mas claro que isto porque também a nível de manutenção são bem cuidadas, principalmente com mudanças de óleo e filtro regulares, filtro de ar sempre limpo e usar óleos de boa qualidade.
Há modelos de motocross mais sensíveis que outros, isso é verdade, mas acho que com uma boa manutenção e com poucas invenções na carburação, os problemas diminuem bastante.
As motos actuais tem mais fiabilidade pois utilizam a injecção de combustível na carburação, no entanto continuam a ser sensíveis as trocas de óleo e limpeza de filtro de ar.
Acho que tua escolha deve ter em conta o teu gosto pessoal tanto a nível de desempenho e estético.
Boa sorte
Ver perfil do usuário
lmartinsmx
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana

MensagemAssunto: Re: Vantagens e desvantagens das várias marcas   Dom Jul 05, 2015 11:29 pm

Desde já agradeço a sua resposta Luis. Deu para ter uma ideia daquilo que devo fazer e dos cuidados a ter Very Happy

dirt
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Vantagens e desvantagens das várias marcas   Hoje à(s) 3:52 am

Vantagens e desvantagens das várias marcas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
enduroportugal :: Temas :: Comprar ou trocar de moto-
Ir para: